sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Mito de Origem - Maria Elise Rivas

Caros leitores,


O próximo livro da Arché Editora que será lançado na ABHR dia 30 de outubro, às 20h, é O Mito de Origem: uma revisão do ethos umbandista no discurso histórico, de Maria Elise. G. B. M. Rivas, sacerdotisa das Religiões Afro-brasileiras, teóloga formada pela Faculdade de Teologia Umbandista, da qual é vice-diretora.

Sobre o livro:

Zélio Fernandino de Morais foi o fundador da Umbanda. Verdade ou mito? Para tratar desse assunto, Maria Elise G. B. M. Rivas recorre à formação da identidade brasileira, ou das identidades, investigando relações entre suas matrizes constituintes e questionando momentos históricos estabelecidos como verdades imutáveis. Assim, a pesquisadora e sacerdotisa das religiões afro-brasileiras traz à tona os preconceitos e interesses de determinadas classes do tecido social que levaram ou - por quê não? - forçaram a história a demarcar dia, hora, lugar e profeta para a revelação de uma religião que não é única nem una, mas muitas e diversas, aduzindo argumentos e provas de sua prática antes mesmo de sua propalada fundação, por meio de personagens pouco conhecidos, como João de Camargo e Juca Rosa. 

Aguardamos você no dia 30/10, a partir das 18hs, na Casa de Cultura Japonesa (Av. Prof. Lineu Prestes, nº 159), FFLCH.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A importância do Ponto de Referência

O ÂNGULO QUE VOCÊ ESTÁ, MUDA A REALIDADE QUE VOCÊ VÊ Joelma Silva Aprender a modificar os nossos "pontos de vista" é u...