terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O Futuro das Religiões no Brasil


Cada pessoa vai organizar a sua religiosidade em um cenário multiforme, com menos doutrinas e mais experiências emotivas? Cada religião vai reforçar sua ortodoxia e lutar por espaço político, defendendo o moralismo sob influência de potências culturais mundiais? As religiões e espiritualidades vão disputar o mercado cultural na televisão e na internet, apelando até para mensagens apocalípticas? Todas as religiões vão convergir para uma espiritualidade ecológica e de nova consciência global?

São tendências das religiões pelo mundo, mas o Brasil, com sua multiculturalidade, é um dos melhores laboratórios de ensaio do futuro da religiosidade. Em tempos de modernidade globalizada, com grandes possibilidades tecnológicas e enormes dificuldades de relações entre grupos humanos e destes com a natureza, as pessoas tendem a ficar mais egoístas, no sentido de ouvir mais a própria intuição. Paradoxalmente, isso leva à busca por uma espiritualidade maior e uma melhor compreensão do significado da vida, o que pode inclusive redefinir e ampliar os nossos limites éticos.

Será, então, que vamos assistir à ascensão de um “Deus Verde” planetário e de uma “Nova Consciência” espiritual? Ou, ao invés, as crises culturais e econômicas que atravessam o planeta, levarão também no Brasil a uma politização de ortodoxias moralistas e sob pressão de superpotências mundiais? Para aprofundar essas questões, acontecerá no Recife, nas dependências da Universidade Católica de Pernambuco, de 4 a 6 de setembro de 2013, o IV Congresso Nacional da ANPTECRE – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião, que vai se perguntar sobre “O futuro das religiões no Brasil”. Veja abaixo a agenda e vá se preparando para participar: a nata da área de estudos da religião estará entre nós!

09 nov. 2012 – lançamento do Congresso na UNICAP e chamada de Sessões Temáticas (STs) para os Programas
25 mar. 2013 – encerramento do prazo para propostas de STs
15 abr. 2013 – divulgação das STs aprovadas e chamada para comunicações, início das inscrições para o Congresso
17 jun. 2013 – encerramento do prazo para propostas de comunicações
01 jul. 2013 – divulgação das comunicações aceitas
15 jul. 2013 – último prazo para pagamento das inscrições com comunicações
19 ago. 2013 – encerramento das inscrições como participantes
4-6 set. 2013 – realização do Congresso
30 set. 2013 – data final para envio dos textos completos de comunicações
25 nov. 2013 – publicação do ebook do Congresso

Acesse a programação e mais informações aqui
 no site do Congresso.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A importância do Ponto de Referência

O ÂNGULO QUE VOCÊ ESTÁ, MUDA A REALIDADE QUE VOCÊ VÊ Joelma Silva Aprender a modificar os nossos "pontos de vista" é u...