sexta-feira, 18 de março de 2011

Resolução sobre a Líbia é “histórica”, afirma Ban

Leia, abaixo, a íntegra da declaração do Secretário-Geral sobre a resolução adotada pelo Conselho de Segurança sobre a Líbia.
“O Conselho de Segurança adotou hoje (17/03) uma decisão histórica. A Resolução 1973 afirma, clara e inequivocamente, a determinação da comunidade internacional para cumprir sua responsabilidade de proteger os civis da violência perpetrada sobre eles por seu próprio governo. A resolução autoriza a utilização de todas as medidas necessárias, incluindo uma zona de exclusão aérea para evitar mais mortes e perda de vidas inocentes. Ao adotar esta resolução, o Conselho de Segurança deu grande importância ao pedido da Liga dos Estados Árabes para a ação.
Dada a situação crítica na região, espero que uma ação imediata seja tomada sobre as disposições da Resolução. Estou preparado para assumir minhas responsabilidades, tal como estipulado pela resolução, e trabalharei em estreita colaboração com os Estados-Membros e as organizações regionais para coordenar uma resposta compartilhada, eficaz e oportuna.
Mais uma vez, me junto ao Conselho na convocação para um cessar-fogo imediato, a suspensão de todos os ataques contra civis e para garantir o acesso humanitário completo para quem precisa. Nosso árduo esforço diplomático continuará. Dando prosseguimento a sua missão em Trípoli, meu Enviado Especial para a Líbia se encontrou ontem (16/03) em Cairo com o Secretário-Geral da Liga dos Estados Árabes. Neste fim de semana ele me informará sobre os resultados de suas conversas. Eu mesmo viajarei para a região em breve para avançar em nossos esforços comuns nesta hora crítica.
Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A importância do Ponto de Referência

O ÂNGULO QUE VOCÊ ESTÁ, MUDA A REALIDADE QUE VOCÊ VÊ Joelma Silva Aprender a modificar os nossos "pontos de vista" é u...