domingo, 17 de junho de 2007

A Melhor Religião


- Santidade, qual a melhor religião?
O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos e afirmou:
- A melhor religião é aquela que te faz melhor.
Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:
- O que me faz melhor?
E ele respondeu:
- Aquilo que te faz mais compassivo, aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião.
Calei, maravilhado, diante de sua resposta sábia e irrefutável.
...Todo o oceano divino não cabe no nosso recipiente e toda a grandiosidade de Deus não se exaure nos nossos discursos.
À luz do que disse o Dalai Lama, cada um de nós é desafiado a perguntar-se:
Qual é o meu caminho? Onde é que desabrocha melhor minha humanidade?
Onde posso ter um encontro mais radical com Deus e dar a ele minha reverência?
Onde posso tornar-me um ser de irradiação, capaz, junto com os outros, de crescer em mais humanidade, em mais perdão, em mais capacidade de inclusão de todos, para que ninguém fique excluído do nosso mundo, da nossa comunidade e do nosso amor?
( Conversa entre o Dalai Lama e Leonardo Boff, no intervalo de uma conferência sobre a paz entre os povos, do livro Espiritualidade - Um Caminho de Transformação)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A importância do Ponto de Referência

O ÂNGULO QUE VOCÊ ESTÁ, MUDA A REALIDADE QUE VOCÊ VÊ Joelma Silva Aprender a modificar os nossos "pontos de vista" é u...